Se você utiliza wordpress e instalou o plugin WP Social Chat, antigo WhatsApp Chat, esta é uma solução para que você possa medir os eventos toda vez que um bate-papo é iniciado.

Aproveito para esclarecer que a implementação desta métrica só consegui realizar com o Google Tag Manager (GTM) instalado. Caso não tenha instalado o GTM, não perca tempo lendo este passo a passo ou então faça sua instalação que é bem simples e totalmente recomendada.

Configurando uma meta de evento no Google Analytics

Primeiro você deve criar um evento no Analytics. Abra o Google Analytics, clique na aba Administrador e depois em Metas.

Crie uma meta personalizada:

Medir evento com wp social chat

 

Em configuração da meta, selecione a opção Personalizado. Clique em Continuar.

Meta personalizada Google Analytics

Na descrição da meta, dê um nome que você identifique com facilidade e selecione a opção Evento. Clique em Continuar novamente.

Metas WhatsApp Google Analytics

 

Em Detalhes da meta, defina uma categoria, ação, rótulo e valor como mostrado no exemplo abaixo.

Detalhes da Meta Analytics

Salve a meta.

Configuração da meta de evento no Google Tag Manager (GTM)

Abra o GTM e clique no contêiner.

Selecione Tags no menu lateral e clique para criar uma nova tag.

Em Configuração da tag, tipo de tag, selecione Google Analytics: Universal Analytics.

Agora vamos configurar o evento do GA no GTM.

Tag Manager Evento GA

Conforme mostrado acima, em Tipo de acompanhamento, selecione evento e coloque as mesmas informações que colocou no GA quando criou o evento.

Em Configurações do Google Analytics, utilizei uma variável que já havia criado com o código de acompanhamento, isso me poupa o trabalho de toda vez ter que inserir o código na criação de uma tag que utilize o GA. Mas caso você queira, pode inserir o código de acompanhamento selecionando a opção Ativar configurações de modificação nessa tag  em seguida copie e cole o código de acompanhamento.

Feito isso, precisamos criar um acionador para que esta tag seja disparada quando o usuário clicar no botão de envio do WhatsApp.

Tag Manager Elemento

Clique para adicionar um acionador e escolha a opção Todos os elementos como mostrado acima.

Selecione Alguns cliques.

Coloque a condição como Click Element, corresponde ao seletor CSS e insira a classe css referente ao botão, que é .qlwf-send.

acionar Tag Manager Click Element

Está feito. Basta clicar em Salvar e publicar as alterações do Contêiner.

Atualize a página e faça o teste em tempo real no Analytics ou selecione o módo de visualização do GTM e confira se a tag é disparada após o clique no botão que irá abrir o whatsapp.

Espero ter ajudado.