Skip to content
  • Google Partner
  • WhatsApp +55 (11) 5197-2521
  • Agende uma conversa
GHETTIGHETTI
  • Google Ads
  • META Ads
  • SEO
  • Criação de sites
  • Blog Marketing Digital
  • Entre em contato

Google Search Console – O que é e como utilizar a seu favor?

O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google. Ela permite que os proprietários/gestores de sites monitorem e otimizem o desempenho dos domínios com base nos resultados que a plataforma fornece.

Traz uma visão geral do site, desde desempenho até otimizações necessárias para melhorá-lo, através de uma visão analítica e com o máximo de insights possíveis melhorando o planejamento. Ajudando na identificação de problemas de desempenho e usabilidade que podem afetar a satisfação dos visitantes e seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Para resumir, o Search Console tem ferramentas e relatórios que ajudam você a encontrar problemas no seu site e resolvê-los rapidamente para que as pessoas certas o encontrem. 

Algumas vantagens:

  • Maior velocidade de carregamento das páginas;
  • Compreensão total de onde vem seu tráfego;
  • Identificação e correção rápida de defeitos no código HTML;
  • Melhoria significativa na estratégia de backlinks;
  • Impulsionamento da linkagem interna;
  • Mudanças importantes de SEO, para melhorar o ranking da página.
google serach console desempenhowebp

Como funciona?

O GSC funciona de uma forma bem simples. É bem intuitiva e traz de forma bem clara cada função. Entre as funcionalidades da plataforma, estão algumas que são muito interessantes para a análise de marketing, seja de uma determinada campanha ou o desempenho geral de um site. Confira quais são:

  • Status de indexação: Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem;
  • Inspeção de URL: traz quais problemas há no site, como URLs 404 ou problemas de acesso;
  • Desempenho: traz como o domínio está desempenhando no Google e ter possíveis insights de otimização, por exemplo:
    • Quais palavras-chaves que seu site apareceu
    • Se as páginas do seu site estão trazendo resultado
    • País que mais acessou
    • Qual dispositivo
    • Data

Podendo acompanhar ainda  informações mais detalhadas como:

  • Cliques: Quantidade de cliques que levou os usuários para seu site.
  • Impressões: Quantas visualizações o link para o seu site teve nos resultados de pesquisa do Google.
  • CTR (click-through-rate): Contagem de cliques dividida pela contagem de impressões. Um CTR alto significa que a aparência do seu site nos resultados de pesquisa está assertiva, ou seja, quem viu se interessou e clicou.
  • Posição: a posição média do resultado principal do seu site nos resultados de busca. Se não houver impressões, a posição será exibida como um travessão, pois não existirá.
  • Sitemap: ajuda a entender toda a estrutura do site e das páginas;
  • Correção de problemas: alerta sobre possíveis problemas, como malware, páginas hackeadas e outros;
  • Melhorias de usabilidade: fornece insights para melhorar as páginas, seja na versão desktop ou mobile.
google serach console visao geral 1

Dicas para utilizar o Google Search Console em campanhas de mídia

O GSC é uma ferramenta excelente para os profissionais de mídias acompanharem e entenderem melhor como está o andamento de todas as campanhas. Assim, para garantir maior fluidez ao utilizar o Google Search Console. Confira o que você deve ter em mente para utilizar o GSC a favor das suas campanhas:

1. Monitoramento

Monitorar a ferramenta te permite analisar como foi o crescimento do site.

2. Acompanhe os termos conquistados e perdidos

Na plataforma, você consegue visualizar quais foram os termos conquistados e perdidos, ou seja, ela vai te mostrar as principais palavras-chave que você teve no período. Dessa forma, você pode identificar como os usuários acessam o seu site e traçar mais ações com aquele termo.

3. Corrija todos os erros possíveis

Como o GSC traz um relatório bem completo dos erros, o ideal é que busque corrigir todos ou quase todos. Ao executar essa demanda, a experiência do usuário vai melhorar e ele terá uma satisfação melhor ao acessar o seu site. Com isso, as chances dele permanecer por lá e realizar algum tipo de conversão é muito maior.

4. Invista em outras plataformas para gerar insights valiosos

Não deixe de utilizar outras ferramentas para aumentar sua compreensão sobre o seu site, como o Google Analytics, Ahrefs, Semrush e várias outras. Quanto mais suportes procurar para as suas campanhas, mais elaboradas elas serão e terão uma aceitação melhor do público, já que você está alinhado-as com a persona da marca.

5. Relatórios mais completos

google serach console relatorios

Como instalar o Google Search Console?

  1. É necessário ter uma conta gmail. Faça o login com sua conta;
google serach console relatorioscompletos
  1. Abra o menu suspenso e selecione + Adicionar propriedade;
  2. Escolha entre Domínio e Prefixo do URL e digite o endereço do seu site na opção desejada, seguindo as instruções da instalação (caso não saiba qual escolher, clique em Saiba Mais para tirar as dúvidas);
  3. Siga as instruções de confirmação da propriedade. Se tiver escolhido a opção Domínio no passo anterior, será preciso fazer uma alteração no DNS do site. Se escolheu Prefixo do URL, recomendamos selecionar a opção Tag HTML para uma verificação mais fácil e rápida;
  4. Feito o procedimento acima no seu site, volte ao Search Console e aperte o botão Verificar;
  5. Pronto! Sua propriedade foi confirmada e tudo está funcionando.

Essa é umas das formas de você atrair, engajar, melhorar e alavancar o seu negócio. Siga o nosso blog marketing digital e veja outros conteúdos para melhorar a performance do seu site, da sua mídia e do seu negócio como um todo.

Chico Meneghetti

Director Digital Marketing

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa.

GHETTI
Rua Afonso Bandeira de Melo, 143
Campo Belo, São Paulo - SP

skype +55 (11) 5197-2521
contato@ghetti.com.br

Criação Web

Blog, Hotsite, Landing Page

Veja mais

Solicite uma proposta
Gerenciamento de campanhas
  • Google Ads
  • META Ads
SEO
  • Rankeamento
  • Auditoria
  • Backlinks
Saiba mais
CRM
  • Zoho
  • RD Station
  • Hubspot
Fale Conosco
GHETTI Marketing Digital
instagram GHETTI

Copyright 2025 © GHETTI Marketing Digital

  • Google Ads
  • META Ads
  • SEO
  • Criação de sites
  • Blog Marketing Digital