O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google. Ela permite que os proprietários/gestores de sites monitorem e otimizem o desempenho dos domínios com base nos resultados que a plataforma fornece.
Traz uma visão geral do site, desde desempenho até otimizações necessárias para melhorá-lo, através de uma visão analítica e com o máximo de insights possíveis melhorando o planejamento. Ajudando na identificação de problemas de desempenho e usabilidade que podem afetar a satisfação dos visitantes e seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Para resumir, o Search Console tem ferramentas e relatórios que ajudam você a encontrar problemas no seu site e resolvê-los rapidamente para que as pessoas certas o encontrem.
Algumas vantagens:
- Maior velocidade de carregamento das páginas;
- Compreensão total de onde vem seu tráfego;
- Identificação e correção rápida de defeitos no código HTML;
- Melhoria significativa na estratégia de backlinks;
- Impulsionamento da linkagem interna;
- Mudanças importantes de SEO, para melhorar o ranking da página.
Como funciona?
O GSC funciona de uma forma bem simples. É bem intuitiva e traz de forma bem clara cada função. Entre as funcionalidades da plataforma, estão algumas que são muito interessantes para a análise de marketing, seja de uma determinada campanha ou o desempenho geral de um site. Confira quais são:
- Status de indexação: Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem;
- Inspeção de URL: traz quais problemas há no site, como URLs 404 ou problemas de acesso;
- Desempenho: traz como o domínio está desempenhando no Google e ter possíveis insights de otimização, por exemplo:
- Quais palavras-chaves que seu site apareceu
- Se as páginas do seu site estão trazendo resultado
- País que mais acessou
- Qual dispositivo
- Data
Podendo acompanhar ainda informações mais detalhadas como:
- Cliques: Quantidade de cliques que levou os usuários para seu site.
- Impressões: Quantas visualizações o link para o seu site teve nos resultados de pesquisa do Google.
- CTR (click-through-rate): Contagem de cliques dividida pela contagem de impressões. Um CTR alto significa que a aparência do seu site nos resultados de pesquisa está assertiva, ou seja, quem viu se interessou e clicou.
- Posição: a posição média do resultado principal do seu site nos resultados de busca. Se não houver impressões, a posição será exibida como um travessão, pois não existirá.
- Sitemap: ajuda a entender toda a estrutura do site e das páginas;
- Correção de problemas: alerta sobre possíveis problemas, como malware, páginas hackeadas e outros;
- Melhorias de usabilidade: fornece insights para melhorar as páginas, seja na versão desktop ou mobile.
Dicas para utilizar o Google Search Console em campanhas de mídia
O GSC é uma ferramenta excelente para os profissionais de mídias acompanharem e entenderem melhor como está o andamento de todas as campanhas. Assim, para garantir maior fluidez ao utilizar o Google Search Console. Confira o que você deve ter em mente para utilizar o GSC a favor das suas campanhas:
1. Monitoramento
Monitorar a ferramenta te permite analisar como foi o crescimento do site.
2. Acompanhe os termos conquistados e perdidos
Na plataforma, você consegue visualizar quais foram os termos conquistados e perdidos, ou seja, ela vai te mostrar as principais palavras-chave que você teve no período. Dessa forma, você pode identificar como os usuários acessam o seu site e traçar mais ações com aquele termo.
3. Corrija todos os erros possíveis
Como o GSC traz um relatório bem completo dos erros, o ideal é que busque corrigir todos ou quase todos. Ao executar essa demanda, a experiência do usuário vai melhorar e ele terá uma satisfação melhor ao acessar o seu site. Com isso, as chances dele permanecer por lá e realizar algum tipo de conversão é muito maior.
4. Invista em outras plataformas para gerar insights valiosos
Não deixe de utilizar outras ferramentas para aumentar sua compreensão sobre o seu site, como o Google Analytics, Ahrefs, Semrush e várias outras. Quanto mais suportes procurar para as suas campanhas, mais elaboradas elas serão e terão uma aceitação melhor do público, já que você está alinhado-as com a persona da marca.
5. Relatórios mais completos
Como instalar o Google Search Console?
- É necessário ter uma conta gmail. Faça o login com sua conta;
- Abra o menu suspenso e selecione + Adicionar propriedade;
- Escolha entre Domínio e Prefixo do URL e digite o endereço do seu site na opção desejada, seguindo as instruções da instalação (caso não saiba qual escolher, clique em Saiba Mais para tirar as dúvidas);
- Siga as instruções de confirmação da propriedade. Se tiver escolhido a opção Domínio no passo anterior, será preciso fazer uma alteração no DNS do site. Se escolheu Prefixo do URL, recomendamos selecionar a opção Tag HTML para uma verificação mais fácil e rápida;
- Feito o procedimento acima no seu site, volte ao Search Console e aperte o botão Verificar;
- Pronto! Sua propriedade foi confirmada e tudo está funcionando.
Essa é umas das formas de você atrair, engajar, melhorar e alavancar o seu negócio. Siga o nosso blog marketing digital e veja outros conteúdos para melhorar a performance do seu site, da sua mídia e do seu negócio como um todo.