O que é um LEAD
Para conquistar um LEAD é importante que a empresa desenvolva estratégias que atraiam novos prováveis consumidores e, também, desenvolva um relacionamento com eles. E é isso o que chamamos de gerar leads.
Gerar leads é um grande desafio para as empresas, é preciso desenvolver uma estratégia inteligente que realmente desperte o interesse dos usuários para trazê-los para perto da sua marca.
Resumidamente, lead é uma pessoa que demonstra alguma forma de interesse a um tema relacionado a um serviço ou produto oferecido pela sua marca. Então, essa pessoa fornece, de forma orgânica, natural e espontânea um meio de contato (normalmente o seu e-mail ou celular) para dar início a um relacionamento com a sua empresa.
Cabe a empresa utilizar esse contato oferecido pelo lead de maneira inteligente, educando-o sobre o tema que lhe interesse, enviando conteúdos relevantes e tratando-o de maneira personalizada para, com o passar do tempo, conquistá-lo de vez e torná-lo um cliente fiel do seu negócio.
Qual a diferença entre leads, visitantes, prospects e contatos?
É comum que haja certa confusão entre os termos “leads, visitantes, prospects e contatos. Entenda a diferença de cada um deles na estratégia de marketing digital:
Visitantes
Os visitantes são aquelas pessoas que entraram em contato com algum canal de comunicação online da sua marca. Ele pode ter visitado as suas redes sociais, site, blog ou demais canais de mídia.
Entretanto, o visitante nada mais é do que isso: apenas um visitante. Ele não forneceu nenhuma informação de contato para a sua marca e, por isso, ainda não é um lead.
Assim sendo, o objetivo do seu negócio, nessa etapa, é fazer com que esse visitante torne-se um lead, ou seja: você deverá fornecer algum conteúdo interessante para que esse visitante forneça seus dados pessoais para o seu negócio. A partir disso, ele se tornará um lead.
Contatos
Contatos e leads são a mesma coisa. Eles são pessoas que passaram pela etapa anterior da jornada – ou seja, eram visitantes, forneceram informações pessoais para a sua marca, como e-mail ou telefone, e agora, você tem esses dados para se comunicar com esse lead.
Vale lembrar que essas informações podem ser fornecidas por meio de uma mensagem para tirar dúvidas sobre a sua marca, solicitação de orçamento, preenchimento de formulário para baixar algum material do seu negócio, inscrição em newsletter, entre outros.
Seja como for, ao fazer esse passo, o visitante torna-se um contato, ou um lead.
Prospects
Após gerar leads, é importante qualificá-los. Eles já demonstraram certo interesse pelo seu negócio e ofereceram seus dados pessoais. Agora é hora da sua marca qualificar esses leads e transformá-los em prospects.
Assim sendo, os prospects são os contatos já previamente qualificados pelo marketing. Eles estão em uma fase de abordagem social com mais chances de ser bem-sucedida e, é claro, resultar em vendas – ou seja qual for o seu objetivo com esse prospect.
Qual a importância de um LEAD?
Gerar leads é uma ação essencial para gerar oportunidades de vendas para as marcas. É a partir do desenvolvimento dessa estratégia que uma empresa constrói um relacionamento com os clientes em potencial.
A geração de leads é ideal para a companhia ganhar relevância, credibilidade e confiança. É o caminho para se conectar com os contatos e direcioná-los para a compra de maneira natural e fluida.
Isso acontece porque as informações que a empresa colhe de um visitante que se torna lead são extremamente ricas. É a partir dessas informações que a marca pode criar um planejamento assertivo de e-mail marketing, ofertas e conteúdos qualificados para serem enviados para essa pessoa.
Como gerar leads?
Para gerar leads o primeiro passo é entender que essa é uma estratégia que envolve a criação de um relacionamento e é preciso criar um relacionamento entre a sua marca e os seus visitantes para, então, convertê-los em leads.
A maneira mais eficiente de começar a geração de novos leads é produzindo e disponibilizando materiais ricos e úteis em informações em troca dos dados dos visitantes. Isso é feito através de uma estratégia assertiva de inbound marketing, levando os visitantes até a página em que estará hospedado o material rico.
O compartilhamento desses conteúdos em redes sociais e blogs chamam a atenção de potenciais clientes, que podem interessar-se pelo material que você está disponibilizando e, assim, tornarem-se leads. Ou seja, para fazer o download e/ou acessar esses materiais, eles deixarão seus dados de contato em troca.
Essa estratégia do inbound marketing visa atrair, nutrir e converter os visitantes em leads por meio de conteúdos de qualidade, podendo ser em diversos formatos:
- E-books;
- Infográficos;
- Planilhas;
- Simuladores;
- Calculadoras;
- Quizzes e testes;
- Demonstração do produto;
- Teste grátis do seu serviço/produto por alguns dias;
- Vídeos e webinários;
- Podcasts, entre outros.
Seja qual for o formato do material escolhido para gerar leads, o importante é que ele seja relevante, rico e realmente atraia a atenção do visitante.
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