Saiba como implantar na sua empresa
O marketing de influência é uma estratégia que consiste no ato de acionar pessoas que possuem determinado poder de influência em um certo público para que elas potencialisem as vendas algum produto ou serviço.
Geralmente, as marcas procuram influenciadores digitais que têm alguma afinidade ou associação com a empresa, pois eles agem como pontes entre o público e a marca.
O marketing de influência é uma estratégia bastante eficaz e benéfica para ambas as partes: para a empresa, pois os influenciadores produzem um conteúdo útil e relevante para elas, e para os influencers, pois muitas vezes ficam com os produtos e trabalham a imagem profissional com uma empresa parceira renomada.
Por que trabalhar com influenciadores é importante?
Investir no marketing de influenciadores gerou resultados muito bons nos últimos anos graças ao impacto que as redes sociais e os meios audiovisuais tiveram nos consumidores. Principalmente você pode segmentar ações segmentando ações, escolhendo tipos de público e qual influenciador é o mais adequado para comunicar sua mensagem.
Com uma campanha de marketing de influenciadores, você tem a oportunidade de atingir um público maior para sua marca e aumentar o número de impressões vindas de pessoas que talvez ainda não conheçam seu produto. Os influenciadores também podem te ajudar a aumentar o percentual de engajamento e o número de seguidores em suas redes sociais.
O objetivo de trabalhar com influenciadores é criar uma ponte entre sua marca e o público que você está influenciando, o que terá um impacto positivo na sua estratégia de marketing de influenciadores se você quiser colher os benefícios do marketing de influenciadores com criadores de conteúdo.
Estudos apontam que 40% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto devido à indicação de influencers. Esse número representa um impacto bastante significativo na jornada de compra se para a empresa.
Como desenvolver estratégias de marketing de influência?
Embora o marketing de influência seja uma estratégia eficaz, abrangente e totalmente adaptável, quando é mal executada, além de não atrair bons resultados, pode acabar prejudicando a imagem da marca perante o público.
Para implementar uma boa estratégia que renderá vendas e um aumento do público consumidor, é necessário se atentar a alguns pontos cruciais para esse desenvolvimento:
- Defina seus objetivos e metas
- Conheça o seu público-alvo
- Procure um influencer com um público parecido ao seu
- Faça o planejamento das ações
- Mensure os resultado.
Quais são os benefícios do marketing de influência?
Colocar a estratégia de marketing de influência em prática trará resultados muito positivos para a sua marca. A conversa direta com o consumidor apresenta vantagens como:
- Aumento da confiança na marca
- Obtenção de leads qualificados
- Campanhas com ROI maior
- Elevação de rentabilidade
- Retenção de clientes
- Maior alcance da marca
- Atração do público certo
- Uso de diferentes formatos e canais de comunicação
- Construção de boas parcerias.
Quais são os tipos de parcerias realizadas no marketing de influência?
Por se tratar de um formato bastante volátil, dentro do marketing de influência existem ramificações de como aplicar a técnica, de modo que ela se adapte à sua necessidade e fique harmoniosa com os conteúdos do influenciador contratado.
Independentemente da área de atuação da sua empresa, existem criadores de conteúdo que vão desde o digital até a participação em eventos. Confira alguns dos principais formatos:
- Afiliados
A estratégia por afiliação basicamente funciona como uma comissão de vendas. O digital influencer é contratado para divulgar a empresa e, conforme os produtos vão vendendo, ele recebe um percentual das vendas.
Esse formato é bastante favorável para as empresas, pois o valor é repassado a depender dos lucros nas vendas. Por isso, é necessário estabelecer um contrato que esclareça todos os pormenores da parceria.
- Colaboração em eventos
A empresa que está promovendo algum evento para divulgar sua mercadoria contrata algum criador de conteúdo para fazer uma aparição no evento por determinado tempo. Essa tática também é uma das mais efetivas, pois atrai um grande número de pessoas interessadas no assunto e que querem conhecer o influencer que participará do evento.
As partes decidem juntas o valor a ser pago pela participação, e o influenciador comparece para criar conteúdos e interagir com os seguidores que o admira por seus trabalhos.
- Publicações patrocinadas
Já as publicações patrocinadas são as mais recorrentes e ocorrem de forma mais simples. Seguindo essa tática, as companhias pagam um valor fixo para que os criadores de conteúdo postem em suas redes materiais divulgando as mercadorias. Alguns influencers cobram valor mensal, outros cobram por post, mas todos os detalhes são decididos a partir de negociações, geralmente, fica a critério do digital influencer.
Essas publicações são feitas em diferentes canais e têm grande potencial de atingir um público relevante para a marca, por isso, é importante investir em pessoas que saibam trabalhar o produto e a abordagem.
O marketing de influência é uma estratégia que continuará em alta, pois entrega resultados reais e, na maioria dos casos, efetivos e benéficos para todas as partes envolvidas.
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