Para uma estratégia de marketing ser bem-sucedida, é fundamental compreender quem é seu público e como ele se comporta. E é justamente para tornar o relacionamento com o cliente mais próximo e duradouro que todos os profissionais de marketing e vendas devem ter atenção especial à criação da persona.
O que é a Persona
Persona é uma representação fictícia do consumidor ideal de uma marca, criada a partir de análises de comportamento de consumo, dados demográficos dos clientes, pesquisas e estudos a respeito de seus objetivos, necessidades e desejos.
A criação de uma persona é um dos primeiros e mais importantes passos numa estratégia de marketing. Isso porque, para estabelecer uma boa comunicação, definir canais e linguagem, é preciso conhecer profundamente quem forma esse público e como ele se comporta.
Embora a persona seja criada a partir de análises e pesquisas com o público que se pretende atingir, é importante ressaltar que persona e público-alvo não dizem respeito ao mesmo conceito.
Diferença de Persona e Público alvo
O público-alvo é uma abordagem abrangente dos consumidores de uma marca, o estudo da persona é uma representação mais bem delineada e humanizada de quem seria o consumidor ideal deste negócio, com descrição de suas motivações e necessidades.
- Público-alvo: mulher, entre 27 e 45 anos, que moram em São Paulo, com renda mensal de até R$ 10.000. Trabalham com marketing digital e buscam trabalho;
- Persona: Joana, de 31 anos, é gerente de marketing em uma multinacional e precisa ampliar seu conhecimento sobre análise de dados e geração de leads para gerar novos negócios e ser reconhecido como autoridade no mercado. Sua agenda é apertada e há pouco tempo para a capacitação que busca. Além da dificuldade com gestão de tempo, o acúmulo de tarefas é um desafio para implementar inovações em sua empresa.
Por que criar uma Persona
Apesar de já termos ressaltado alguns pontos relevantes sobre a criação de persona, vale a pena mencionar as principais vantagens dessa estratégia para um negócio.
Sendo assim, é importante criar uma persona para:
- Entender quem é seu público
- Aprofundar o valor da sua solução para os clientes
- Definir os principais canais de atendimento
- Definir o tom de voz e linguagem utilizada
- Ajudar a desenhar as estratégias de marketing
- Evidenciar o bom relacionamento com o cliente
Como criar uma persona
É importante que o processo de criação de persona seja conduzido a partir de dados e informações reais. Ainda que você tenha muita experiência no mercado, evite sempre acreditar que já conhece suficientemente quem são seus clientes. Essa percepção pode ser traiçoeira e levar à criação de uma persona que não retrata com exatidão o perfil de seu consumidor ideal.
Caso a empresa já tenha algum tempo de atuação no mercado, é extremamente recomendável que sejam feitas entrevistas com uma amostra significativa de seus clientes. Já se for um novo negócio, devem ser consideradas as informações do segmento de mercado.
Alguns passos que ajudam a estruturar o processo:
- Coleta de dados: Inicie pesquisando seu público-alvo por meio de questionários, entrevistas, análises de dados demográficos e comportamentais. Entenda suas preferências, necessidades e desafios.
- Análise de dados: Analise os dados coletados para identificar padrões e tendências. Agrupe características semelhantes para começar a construir perfis de personas.
- Personificação: Dê vida às personas atribuindo nomes, idades, ocupações, interesses e até mesmo uma foto. Isso ajuda a visualizar e humanizar o público-alvo.
- Desenvolvimento de histórias: Crie histórias detalhadas para cada persona. Explore seus objetivos, dores, desafios e como seu produto ou serviço pode resolver seus problemas.
- Refinamento contínuo: À medida que você coleta mais dados e feedback, refine suas personas. Elas devem ser flexíveis e evoluir para refletir com precisão as mudanças no mercado e nas necessidades do cliente.
Sugestão de características principais de persona, para ser avaliada no momento da criação:
- Definição específica
- Detalhes sobre hábitos e peculiaridades
- Destaca gostos e interesses pessoais/profissionais
- Pessoas que podem querer comprar seus produtos ou serviços (cliente em potencial)
- Personagem específico
- Destaca objetivos de vida
- Mostra as dificuldades e problemas.
Tipos de Persona
Os principais tipos de persona te ajudam a guiar o relacionamento com o consumidor e torná-lo mais eficiente são:
- Buyer persona: este é o tipo mais comum de persona e é a representação do cliente ideal de um negócio, feita a partir da análise de dados e informações do público-alvo;
- Brand persona: esta persona reúne características do consumidor ideal da empresa, mas seu foco é ser a representação da personalidade da marca. Ela ajuda a orientar os valores da empresa e como eles serão transmitidos em todos os seus canais de comunicação, humanizando a interação com os clientes;
- User persona: é a persona mais utilizada para o desenvolvimento de aplicativos e softwares que serão usados pelos clientes.
- Website persona: é a persona que representa o visitante do site da empresa e identifica seu comportamento na interação com as páginas. Ela ajuda a determinar possíveis mudanças de arquitetura, design e conteúdo.
Inteligência Artificial na criação de Persona
A interseção entre Inteligência Artificial (IA) e a criação de personas representa um avanço notório nas estratégias de comunicação, marketing, atendimento e vendas para as empresas modernas.
Com suas capacidades analíticas avançadas, potencializa de diversas maneiras o processo de criação e entendimento de representações semi-fictícias do que a empresa considera como o “cliente ideal”.
Abaixo três ferramentas de IA que podem simplificar esse processo e ajudar você no momento de criar a sua persona, veja a seguir:
Essa ferramenta utiliza IA para analisar perfis de redes sociais e fornecer insights sobre as personalidades e preferências de comunicação das pessoas. Isso ajuda a adaptar mensagens de marketing para cada persona de maneira mais eficaz.
Esse é um plugin para criar a jornada do consumidor (consciência, consideração, decisão, pós compra). Desse modo, pode facilitar para você entender mais sobre a sua persona. Não só, mas também considerar qual é a jornada do público que você deseja atingir.
Embora não seja estritamente uma ferramenta de IA, a HubSpot Persona Tool simplifica o processo de criação de personas. Ela oferece um espaço organizado para definir características, objetivos e desafios de cada persona. Além disso, ajuda você a montar um avatar para representar a sua persona.
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