O marketing de conteúdo pode ser uma boa estratégia para seu objetivo. Estamos falando de produzir conteúdos relevantes e de valor para as pessoas, crescendo sua rede de clientes e potenciais clientes. Esses conteúdos podem ser em diferentes formatos, como texto, vídeo, foto, ebook e entre outros.
Comece a trabalhar o marketing de conteúdo
Para começar efetivamente a construir no marketing de conteúdo, você deve pensar no seu conteúdo em três etapas: planejamento, construção e avaliação. Separamos uma explicação e um exemplo para cada uma delas.
- Planejamento
Em qualquer produção de conteúdo, o planejamento é essencial. No caso do marketing de conteúdo, nessa etapa, você vai pensar:
- Definir público alvo e definir persona
- O objetivo desse conteúdo;
- Definir qual formato e canal você vai utilizar o seu conteúdo.
Para definir seu objetivo é preciso pensar naqueles que podem ser medidos, como, gerar leads, gerar autoridade e entre outros. Um exemplo: o número de visitas no seu site, as menções da sua marca nas redes e em outros sites, podem demonstrar a autoridade da sua marca.
Na hora de definir o formato, você vai escolher entre vídeo, áudio, imagem, texto e entre outros. Em conjunto, você vai pensar nos canais que esse conteúdo vai ser distribuído, por exemplo, redes sociais, blog, e-mail ou outros.
- Construção
Para a etapa de construção do marketing de conteúdo não existe segredo, segue com alguns pontos a serem avaliados:
- Construir um conteúdo de qualidade, considerando o estilo próprio de cada canal, além dos formatos ideais;
- Manter uma frequência de publicação para os conteúdos;
- Manter algo visualmente bonito e agradável para o cliente;
- Documentar tudo, pensando na possibilidade de um checklist para se guiar, listando tudo que o seu conteúdo deve ter.
Algumas estratégias podem alavancar sua construção de conteúdo. Para texto, o SEO, que é uma otimização para motores de busca, pode te ajudar. No caso das redes sociais, utilize perfis profissionais, incentive uma conversa com seus clientes e defina a voz do seu negócio.
- Avaliação
É importante conhecer as métricas e estudar sobre os indicadores-chave de performance. Para comprovar que melhorou o engajamento da marca é possível verificar, por exemplo, compartilhamento em redes sociais, número de páginas visitadas no site, comentários em postagens e entre outros.
Quais são os objetivos do Marketing de Conteúdo?
1. Criar reconhecimento de marca
Criar reconhecimento de marca é o objetivo de 81% dos profissionais de Marketing de Conteúdo entrevistados.
O Marketing de Conteúdo é um grande aliado para quem deseja construir uma percepção de marca e, assim, autoridade em relação a um determinado assunto.
Por se tratar de uma maneira orgânica e autêntica de alcançar a audiência, essa é uma excelente forma de as marcas começarem (ou aprimorarem) seu envolvimento com o público. E assim, fortalecer a presença da marca.
Quando falamos em reconhecimento, estamos falando de colocar a marca na mente das pessoas de uma maneira positiva e, se possível, associarmos o nome dela àquilo que ela oferece.
2. Educar a audiência
Um dos pilares do Marketing de Conteúdo é educar a audiência.
Quando as pessoas fazem pesquisas na internet, elas estão em busca de soluções para seus problemas, sejam eles profissionais ou pessoais. Isso quer dizer que elas buscam por informações relevantes e úteis.
As estratégias de Marketing de Conteúdo estão relacionadas a oferecer aquilo que o usuário precisa exatamente no momento em que ele precisa.
Isso quer dizer que, ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, o usuário está procurando algum tipo de solução sobre aquilo que ele precisa no momento.
Uma excelente maneira de iniciar com Marketing de Conteúdo para educar a audiência é criar um blog e utilizar esse canal para divulgar informações relevantes, que as pessoas desejam saber. Esse é um objetivo de longo prazo.
3. Construir credibilidade/confiança
Reconhecimento de marca e educação da audiência levam, naturalmente, à construção de credibilidade e confiança. Conteúdo está ligado a confiança.
Oferecer informações relevantes para o seu consumidor é fundamental para a criação de uma consciência de marca positiva e que gera valor. Quando existe uma confiança entre marca e público, é muito mais provável que as pessoas comprem seus produtos.
Ao oferecer um conteúdo relevante, a marca pode acabar se tornando referência em seu segmento e, assim, fortalecer a sua presença no mercado.
4. Conquistar leads
Uma coisa é certa: quando pensamos em conteúdo, pensamos principalmente em blogs. Porém, o conteúdo pode assumir várias formas, incluindo e-books, guias, estudos de caso, kits, modelos e listas de verificação, vídeos, podcasts, webinars e muito mais. O importante é que o conteúdo seja valioso e relevante.
É assim que o Marketing de Conteúdo gera leads – utilizando estes formatos mencionados acima para:
- Atrair os visitantes certos para o seu site (dentro do seu mercado-alvo, com potencial para se tornar leads de qualidade);
- Manter os visitantes envolvidos o suficiente para estarem dispostos a compartilhar informações sobre si mesmos (e, assim, tornarem-se leads qualificados);
- Continuar a manter os leads engajados através da nutrição – com conteúdo relevante e abordagens de sua equipe de vendas – até que se convertam em clientes;
- Gerar compartilhamentos sociais e links de inbound (para atrair ainda mais os visitantes certos);
- Estimular uma forte consciência de marca, que vai atrair a preferência de marca e influenciar futuras compras.
5. Manter a audiência engajada
Uma vez que a pessoa se disponibilizou a receber o contato, cabe à marca mantê-la engajada e ativa.
Para isso, o Marketing de Conteúdo está relacionado ao constante desenvolvimento de materiais ricos e que, de fato, mantenham o leitor em contato com a marca por muito tempo.
Porém, é importante ressaltar a necessidade da consistência. Ou seja, de nada vale disponibilizar um único conteúdo.
É necessário que a empresa se mantenha em desenvolvimento, que permita a interação entre marca e consumidor e que, principalmente, crie conteúdos que despertem desejo. Para manter a sua audiência engajada, existem diversos recursos, como e-mail marketing e redes sociais, por exemplo.
6. Fidelizar clientes
Uma vez que há um engajamento entre marca e consumidor, é possível fidelizar clientes. A fidelização de clientes, no entanto, é algo cada vez mais difícil e cada vez mais está relacionada à experiência do usuário.
A experiência oferecida pela empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços. Ou seja, as pessoas prezam por muito mais do que apenas produtos. Vivemos na era da experiência do cliente e sem ela, seu produto pode estar fadado a vender apenas uma vez para aquela pessoa.
7. Vender
O Marketing de Conteúdo pode, sim, gerar venda, direta ou indiretamente. Afinal, essa costuma ser a finalidade do marketing. Reconhecimento de marca, educação da audiência, credibilidade, fidelização. Tudo o que já falamos aqui contribui para uma venda final.
Os principais números do Marketing de Conteúdo
Segundo instituições confiáveis, essas são algumas das principais métricas relacionadas ao marketing de conteúdo:
- O Marketing de Conteúdo é 62% mais barato e 3 vezes mais efetivo que as estratégias de marketing tradicional (Content Marketing Institute)
- Quase metade das pessoas entre 18 e 49 anos preferem consumir informação online (Pew Research Center)
- 60% dos profissionais de marketing criam ao menos uma peça de conteúdo por dia (eMarketer)
- O Content Marketing tem seis vezes mais poder de conversão que o marketing tradicional (Aberdeen)
- Empresas que divulgam mais de 16 blog posts mensais alcançam 3.5 vezes mais tráfego que aquelas que produzem entre 0 e 4 (Hubspot)
- 78% dos Chief Marketing Officer’s acham que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing (Demand Metric)
O Marketing de Conteúdo, quando bem utilizado, pode ser um grande aliado do seu negócio. Porém, fique atento para seguir com cuidado e atenção, levando em consideração as especificidades do seu produto ou serviço e segmento de mercado.
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